top of page

Veja aqui como conquistar a audiência e converter em vendas com marketing de conteúdo

Atualizado: 23 de ago. de 2020

O diamante do marketing digital. O marketing de conteúdo é uma das peças fundamentais do quebra-cabeça de uma boa presença online. É nele que sua empresa irá mostrar para seu consumidor todo o seu potencial. Mas podemos postar qualquer coisa?

Para que sua empresa tenha uma grande relevância para os mecanismos de busca suas publicações também precisam ser relevantes para o seu consumidor. Não se deve publicar por publicar, é preciso ter um embasamento, levar uma verdade ao seu consumidor, resolver uma dor existente naquele momento. E se não for você que irá resolver, pode ter certeza que o seu concorrente irá.

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE diz que 47% das pessoas baseiam sua decisão de compra através da opinião de influencers, que são nada mais nada menos que produtores de conteúdo. Isso estou falando sobre a decisão de compra direta, mas também a produção de conteúdo irá alavancar a sua empresa nos rankings do Google.

Então temos duas principais fontes de benefícios para o marketing digital através do conteúdo.

O mundo está na palma de nossas mãos. Mulher segura dispositivo mobile mostrando ícones do ambiente online.
Quanto mais conteúdo sua empresa publicar, mais os sistemas do mecanismos de busca colocarão seu site no radar. Por isso a 711 Produções é uma empresa voltada para produção de conteúdo com qualidade para sua empresa.

Autoridade

Ao publicar o conteúdo, o seu consumidor irá identificar que você sabe do que está falando e provavelmente irá oferecer um bom serviço para ele. Porque você entende do seu mercado, isso é o que chamamos de autoridade de marca. Com isso você tem mais chances de conversão de venda. Veja você já atraiu o seu possível cliente para o seu Market Place, agora é usar elementos de layout e construção da página para levar esse cliente até a conversão.


Engajamento

Ao gerar autoridade, o engajamento chega e com isso os consumidores começam a dialogar com a sua empresa, começam a questionar, algum artigo, ou elogiar alguma publicação. O engajamento pode acontecer no próprio site, mas geralmente é nas redes sociais que ele mais acontece. Com uma estratégia eficiente para alcançar autoridade e estratégia o valor da marca em percepção de mercado tem significativos aumentos.


Mecanismos de busca

Ao ganhar autoridade e gerar engajamento perante ao público os mecanismos de busca de forma orgânica, ou seja, você não paga nada a mais por isso, vão entender que seu conteúdo é relevante para aquele tipo de pesquisa, melhorando o seu ranqueamento.

Mas o que eu devo publicar?

Quanto mais variedade de conteúdo você publicar mais engajamento e autoridade sua empresa terá. Então publique vídeos, fotos, textos, infográficos, artes, faça transmissões ao vivo, ou seja se comunique com o seu público. Mas não fuja do assunto que lhe é pertinente, pois caso um leitor entre no seu site e não fique, porque não é um conteúdo que lhe agrada isso gera uma ideia aos mecanismos de busca que seu conteúdo não é interessante.

Vídeo

Cada plataforma tem um formato especifico, que pode entrar vídeos, algumas até dois formatos na mesma plataforma como é o caso do Instagram, que tem o feed e o stories. Mas para vídeo a princípio existem um formato padrão, que é na horizontal, ou seja, com a câmera ou o celular deitado. Mas como dito é possível algumas variações, por exemplo o feed do Instagram possibilita um formato mais quadrado como formato principal, e no stories é na vertical, com o celular em pé.

Mas a principal plataforma de vídeos do mundo Youtube aceita qualquer tipo de formato de vídeo que você colocar, mas os algoritmos do Youtube, que é a mesma empresa do Google identifica o conteúdo de formato padrão melhor para apresentar para o usuário.

Então a dica de ouro sobre vídeos para o marketing digital é: Observe onde você vai publicar o seu conteúdo, e produza um conteúdo exclusivo para cada canal. Você verá a importância de produzir conteúdo exclusivos para cada canal no guia de redes sociais. Uma etapa importante para quando for publicar o conteúdo de vídeo é sempre colocar a capa personalizável, ajuda a atrair o consumidor.

Mas por que vídeo?

O vídeo é um dos principais canais de comunicação para gerais interação com o usuário, e gerando interação adivinha o que você gera? Autoridade de marca e engajamento. Isso porque o seu público se sente mais perto de você.

Transmissão ao vivo

Ao fazer uma transmissão ao vivo essa sensação de proximidade do público com a empresa se multiplica, isso porque os questionamentos podem ser feitos e respondidos na mesma hora, o apresentador manda um abraço para o cliente que fez um comentário, tudo isso que gera interação com o público gera melhor no ranking dos mecanismos de busca e na apresentação dos feeds das redes sociais.

Fotografia

A fotografia para a produção de conteúdo segue os mesmos princípios do vídeos, ajuda a gerar interação com o público. Uma fotografia bem enquadrada, bem focada, utilizando as regras da fotografia como a regra dos terços e o FI, de Fibonacci, tende a chamar a atenção do consumidor. È importante respeitar as orientações de tamanho e disposição de cada rede social, como explicado com o feed e o stories do Instagram.

Para melhorar a leitura de SEO dos sites é necessário que o arquivo da foto seja renomeado com palavras relacionadas às tags, palavras-chave. Como explicamos lá no manual de SEO os robôs identificação de conteúdo do Google não reconhecem imagens, por isso é importante que o título dessa imagem seja completo. E pode conter também uma descrição de como é a fotografia por exemplo:



Veja aqui como otimizar o SEO das imagens nos conteúdos publicados pela sua empresa
Como otimizar as imagens do seu site e blog

O título dessa foto, nesse sentido poderia ser. Como aumentar as vendas de seu restaurante através da internet, usando marketing digital. E a descrição da imagem poderia ser – Casal em momento de descontração, tomando chope e comendo uma pizza avalia o restaurante que pediu comida pela internet

Nesse exemplo, no título temos algumas palavras-chave para que ajudam os identificadores dos mecanismos de busca a localizarem o seu conteúdo, e no texto vai conter outras fontes para localizar a necessidade do consumidor.

Mas como esse conteúdo é voltado para melhorar as estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo usei outras configurações.

Infográficos

Os infográficos são mecanismos bastante utilizado para postagem por um motivo, ele compila diversas informações relevantes para o leitor do seu conteúdo. Ele auxilia no entendimento do assunto, fazendo com que o leitor sinta ainda mais afinidade com a sua marca.

Nas redes sociais, os infográficos são muito bem vindos. São ambientes em que as informações são consumidas muito rapidamente, e o espectador tem uma característica de não ter muita paciência, ou ele vai acessar o link do seu blog ou do seu site para entender mais ou ele vai passar para frente.

Nosso próximo tópico será sobre artes publicitárias e preste bem atenção no quesito de design que se aplica também nos infográficos.

Artes Publicitárias

São elementos essenciais no Marketing Digital, mas deve ser usado com muita cautela, os consumidores não querem ser bombardeados por propaganda, eles querem conteúdo. Mas em alguns momentos a propaganda será necessária, seja para divulgar o lançamento de um novo produto ou alguma promoção.

Cada rede social por exemplo tem uma estilo tanto de público como por tipo de postagem, digo isso no quesito layout. Analise ai como é o feed do Instagram. É um ambiente mais limpo e organizado, não tem muitas opção de botão e em média se vê uma publicação e o início da próxima, já no Facebook é um ambiente poluído, embora hoje eles estão em um processo de cada vez deixar um Layout mais limpo.

Então veja, o design é muito importante, seja do seu site seja de um infográfico seja de uma arte publicitária, Então é sempre muito importante ter uma identidade visual concreta e aplicar isso nas suas plataformas. O design de sua propaganda tem quer ser de rápida visualização nada de muito texto, de preferência se possível só o título na arte e o texto no descrição do post e alguma menção a algo importante como o nome do produto por exemplo. As datas e horários e local também são elementos importantes para ter na arte. A ideia de titulação do arquivo da imagem pode seguir esse mesmo percurso para otimização de SEO da arte.

Textos

Um dos mais importantes elementos do Marketing Digital são os textos. Nele você gera interação e engajamento e os mecanismos de busca encontram mais facilmente esse tipo de conteúdo.

Mecanismos de busca

São códigos binários que os sistemas leem, neles eles identificam as letras que formam as palavras que coincidem com os mesmos códigos binários que é pesquisa, e ao cruzar esses dados surge o resultados das pesquisas. Por isso o texto é fundamental, as pesquisas feitas nos mecanismos de busca são realizadas através de textos. Para reforçar vale lembrar que todas as imagens, assim como os vídeos devem contem título e um texto de descrição, isso tem que estar em seus meta dado ou pelo menos na nomeação dos arquivos

A principal coisa que você deve saber sobre a produção de texto é que tem que ser um conteúdo relevante para o seu leitor. Tem que sarar uma dor, tem que agregar um novo conhecimento para quem estiver lento o texto.

Inboud Marketing

O Inbound Marketing está cada dia mais presente nas empresas de diferentes portes. Elas estão aderindo ao método, para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar também a sua autoridade perante a audiência. Esse conteúdo é bem semelhante a forma de produção do Marketing de Conteúdo. O objetivo dele é educar a sua audiência e possíveis clientes sobre o ramo de atuação da sua empresa.

A ideia do Inbound Marketing é fazer com que o cliente se sinta atraído pela sua empresa, por meio de conteúdo relevante, que agregue conhecimento. A partir desse momento, a sua audiência tende a sentir mais confiança na sua marca.



Veja aqui o nosso guia sobre SEO


Essa ferramenta poderosa que vai levar sua empresa ao topo do Google

13 visualizações0 comentário
Logo da 711 Produções, empresa de market
bottom of page