top of page

O que é Marketing Digital e quais ferramentas podemos usar para se destacar

Atualizado: 23 de ago. de 2020

O que é Marketing Digital?




O Marketing Digital é um apanhado de ações que uma empresa, ou até mesmo uma pessoa, executa on-line, com o interesse de divulgar, atrair novos negócios, criar relacionamento e desenvolver a relação de uma marca com o público.

Hoje, não podemos negar que 85% da população está conectada. A era digital influenciou o modo de como o nosso negócio é apresentado para o nosso público. Hoje, 87% das pessoas conectadas pesquisam na internet antes de realizar uma compra. Usam canais digitais, como: blogs, sites, redes sociais e mecanismos de busca. As empresas e os influencers procuram entender as necessidades e os desejos de seus clientes.

Ferramentas

O grande fluxo da comunicação hoje está na Internet. Por isso, as marcas precisam se fortalecer nas redes para que o concorrente não tome o seu espaço. Algumas ferramentas são importantes na estratégia de Marketing Digital:

MARKETING DE CONTEÚDO

Uma das principais ferramentas do Marketing Digital é o Marketing de Conteúdo, em que o seu potencial cliente irá conhecer as suas capacidades e absorver o conteúdo que você está ensinando. Isso torna a sua empresa uma autoridade no mercado, fazendo com que as pessoas te contratem porque você sabe do que está falando.

Marketing de Conteúdo é o processo de publicação de materiais e informações relevantes e valiosas para o seu possível cliente, a fim de atraí-lo para o local de conversão e realizá-la conquistando a audiência.

A produção de conteúdo para a Internet, é a ferramenta utilizada para gerar engajamento orgânico com a marca, fazendo com que o público sinta mais confiança e atraídas para uma possível conversão de venda.

Blog

Ter um blog em seu site é muito importante para o seu Marketing Digital. Por ser um local de contato com o seu público, não há interferência e outros tipos de distrações que redes sociais podem ter.

Mas uma das funções mais importantes do blog, é a de auxiliar na otimização dos conteúdos por mecanismos de busca (COMO FUNCIONAM OS MECANISMOS DE BUSCA), como o Google, por exemplo.

Redes Sociais

As redes sociais é outro ambiente em que sua marca precisa ter uma presença profissional, é o lugar, no qual, muitas vezes um possível cliente vai ter o primeiro contato com a sua empresa. São canais criados justamente para isso, para se ter comunicação fluente com seu público. Diversas estratégias podem surtir efeitos nas redes sociais, como publicar conteúdos relevantes como making-of.

SEO

(SearchEngineOptimization) para uma melhor performance em mecanismos de busca on-line, O SEO precisa ser muito bem estruturado, já que essa estratégia visa alcançar bons resultados orgânicos, gerando tráfego e autoridade para o seu ambiente on-line.

O SEO é uma da principais ferramentas do Marketing Digital, com baixo investimento e com resultados muito positivos. Para que a sua estratégia de SEO tenha eficiência, é preciso que você determine qual é o objetivo à ser alcançado. Você deseja aumentar o tráfego orgânico? Ou deseja gerais mais vendas? Sua estratégia agora é aumentar a autoridade da marca? Com um foco determinado, fica mais fácil de alcançar as estratégias. Mas nunca se esqueça de que você precisa ter todos os movimentos, mas focar em apenas um para obter maiores resultados em um determinado tempo.

Uma parte importante é definir quem é o seu Público-Alvo. Quem é o seu cliente em potencial? Esse público pode ser alterado conforme as análises de mercado forem demonstrando necessidade?

Para essa análise, temos duas grandes ferramentas desenvolvidas pelo Google: Google Analytics e Google Search Console, e elas são gratuitas.

INBOUD MARKETING

O Inbound Marketing está cada dia mais presente nas empresas de diferentes portes. Elas estão aderindo ao método, para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar também a sua autoridade perante a audiência.

Esse conteúdo é bem semelhante a forma de produção do Marketing de Conteúdo. O objetivo dele é educar a sua audiência e possíveis clientes sobre o ramo de atuação da sua empresa.

A ideia do Inbound Marketing é fazer com que o cliente se sinta atraído pela sua empresa, por meio de conteúdo relevante, que agregue conhecimento. A partir desse momento, a sua audiência tende a sentir mais confiança na sua marca.


Conclusão

Nunca podemos esquecer que o Marketing é um processo demorado, e que necessita de muito planejamento, antes de mais nada.

17 visualizações1 comentário
Logo da 711 Produções, empresa de market
bottom of page