top of page

Entenda como funciona a busca do Google e dos mecanismos de busca


O Google é o maior site de pesquisa do mundo, com mais de 5 bilhões de buscas por dia. É a dona também do Youtube, a segunda maior plataforma de pesquisa do mundo e a maior plataforma de vídeo de todo o planeta.

O Google oferece diversas ferramentas para a otimização da relação da empresa com o cliente, são possibilidades que vão desde uma lista com estabelecimentos da região até os resultados das buscas patrocinadas ou não. Para isso, o Google utiliza softwares que são responsáveis por rastrear, encontrar páginas e identificar seu conteúdo, criando, portanto, registros de forma organizada, como a lista que aparece quando é realizada uma pesquisa. Mas não é tão simples assim, o algoritmo é fator fundamental no quesito pesquisa. Veja agora como sua empresa pode dominar esses algoritmos e despontar nas buscas do Google.

Algoritmos

Ao fazer uma pesquisa no Google, os algoritmos já começam a examinar diversos fatores, refinando a pesquisa até encontrar o melhor resultado para exibir ao usuário. São analisados quesitos, como: a qualidade do site, o tempo de existência, a procedência, a quantidade de palavras-chave pesquisadas no texto, a presença de sinônimos etc.

A plataforma segue um conjunto de diretrizes, na qual, são considerados três tópicos: urgência, relevância e autoridade. No caso de sites com conteúdos noticiosos, por exemplo, novos fatos podem ser acrescentados ao índice principal, dentro de segundos após a publicação no veículo original.

Os algoritmos avaliam tudo que está na sua rede, até mesmo a localização das tags dentro do texto, como no título ou na URL, por exemplo. Por isso a grande importância na utilização de técnicas de SEO (SearchEngineOptimization) ou, no mais belo português, Otimização de Mecanismos de Busca.

O PageRank

O Google também faz análise através de seus algoritmos o PageRank de cada página, que é uma conta própria da empresa para avaliar a importância do site de acordo com a quantidade de links de outros sites direcionados para ele Quanto mais links de endereços confiáveis o site tiver direcionado para si, melhor será a posição no ranking.

Conclusão

A combinação de todos esses itens ajuda a ranquear a sua empresa no mapa do Google, passando por todas as etapas do marketing digital sua empresa terá muito mais reconhecimento digital. Mas sempre lembrando que é um processo que não acontece da noite para o dia, mas com muito planejamento e uma execução eficiente sua presença vai sendo bordada.

16 visualizações0 comentário

Comments


Logo da 711 Produções, empresa de market
bottom of page